sábado, 23 de abril de 2011

Homem cristão não é machista!


  1 Reis 2:01 -04 "Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem!", esta afirmação de Davi nos dias atuais atrairia à atenção de muitas pessoas e, com certeza, sairia nas primeiras páginas dos jornais. A masculinidade é  um dos pontos onde a fé do verdadeiro cristão será questionada.

Interessante que depois de uma longa década, os homens não querem mais ser homens. Que absurdo, dizem aqueles que são da geração X ( os mais antigos), entretanto, ser homem é um assunto que até os psicanalistas colocaram em suas pesquisas sobre o comportamento humano moderno. Na revista  Veja (3 de junho,2009), o psicanalista Contardo Calligaris declara que " O homem passou a não saber mais como ‘ser homem’. Alguns encaram os esportes radicais como o que lhes sobra de virilidade.Para outros, é a vida sexual" e Davi antes de morrer  fala a Salomão o mesmo conselho.

Vivemos na era do conhecimento onde tudo é questionado, nada é caracterizado como certo e cada um vive como acha melhor. Esta situação no lembra os tempos dos juízes, onde Deus levantou até mulheres para chamar o homem ao arrependimento e ainda assim muitos ignorantes dizem que Deus é machista.

A igreja do Senhor deseja que seus homens sejam  homens de verdade como Deus os criou e que andem segundo a vontade de Deus. Muitos homens cristãos resolveram tomar o formato do mundo e deixaram de lado suas responsabilidades, não buscando santidade e por esta razão sem perceber vestiram o formato do mundo. "São homens vazios de masculinidade e cheios de machismos".
Segundo o dicionário Michaelis , machismo significa " Atitude ou comportamento de quem não admite a igualdade de direitos para o homem e a mulher, sendo, pois, contrário ao feminismo. " e masculinidade é" qualidade de masculino ou másculo ".

Na Bíblia encontramos alguns exemplos de homens que tiveram sua masculinidade questionada pela sua e geração, mas ao renunciarem os prazeres da carne alcançaram vitórias que os fizeram exemplos para os cristãos até os dias de hoje. Vejam José, filho de Jacó ( Gênesis 39:7-15), na ocasião onde a esposa do chefe o assediava e ele fugiu literalmente da tentação. Com certeza, a esposa do seu chefe era uma mulher formosa e convidativa, mas o seu temor pela Palavra e a sua fidelidade para com o seu chefe não o deixaram pecar naquela ora que a carne gemeu tremendamente.

Para muitos, José não foi homem porque não teve relações com aquela mulher e quantos jovens e homens adultos vivem dentro das igrejas, na hora de prestar culto ao Senhor  ficam procurando quem  as jovens que podem cair em sua rede de sedução? Muitas são as jovens que tiveram a alegria roubada por jovens que vieram com pele de cordeiros e depois mostraram ser verdadeiros lobos. E ainda existe aquela situação que homens cobiçam a mulher ou namorado do irmão da mesma denominação (Mateus 12:34).

O homem cristão não precisa provar para ninguém sua masculinidade e nem precisa se auto firmar declarando para todos que é macho.Homem forte é aquele que sabe que é macho, que não se deixa influenciar pela sociedade porque seu caráter e convicções foram forjados em Deus, o coração e sentimentos são administrados por Deus e o temor ao Senhor o ensina a respeitar as mulheres entendendo que são a parte frágil do corpo. Ele chora quando está triste e quando sente a presença de Deus, trabalha porque do suor de seu rosto a família recebe o sustento.

"Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus" (Miquéias 6:8).

"Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus, e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. . . . É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência"
(Romanos 13:1-2, 5).

Referências bibliográficas:
Site estudo da Bíblia: <http://www.estudosdabiblia.net/d33.htm>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião!Jesus te ama!