sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ACUPUNTURA É CRISTÃ?


Acupuntura (Fonte:John Ankerberg e John Weldon – JesusSite)

"…Estando sempre preparado para responder…"
(I Pe 3.15)

Definição: Acupuntura é a antiga prática chinesa de estimulação com agulhas, baseada na religião do Taoísmo (uma forma de ocultismo).

Fundador: Desconhecido; o texto tradicional chinês é O Clássico do Imperador Amarelo de Medicina Interna.

Alega-se Que Funciona de Que Modo?

Diz-se que funciona estimulando certos pontos com agulhas, supostamente permitindo que a energia cósmica do universo (chi) flua livremente através dos órgãos e sistemas do corpo, mantendo a saúde.

Avaliação científica: Controvertida, mas em grande parte desacreditada; enquanto o seu Taoísmo é ignorado em estudos científicos, tais estudos ainda têm de demonstrar cientificamente a eficácia da acupuntura. Um estudo definitivo de três anos, lançado em 1991, conclui que a acupuntura nada mais é que, na melhor das hipóteses, um poderoso psicotrópico.1

Potencial de Ocultismo: Prática e filosofia taoísta; praticantes se envolvem com 4 parapsicologia, programas de meditação e outras práticas do ocultismo usadas em conjunção com a terapia da acupuntura.

Maiores Problemas: A acupuntura funciona com base em princípios psicológicos, religiosos ou do ocultismo, e não princípios científicos, e nem segundo as teorias que propaga.

Avaliação Bíblico-Cristã: A acupuntura clássica envolve a prática de uma antiga medicina pagã que é inseparavelmente ligada ao Taoísmo.

Perigos Potenciais: A estimulação com agulhas ocasionalmente produziu complicações médicas e danos físicos, alguns deles sérios; pode mascarar o diagnóstico de uma doença séria; influência do ocultismo.

Origem

A origem da acupuntura é desconhecida, mas podemos encontrar práticas similares no antigo xamaísmo. O Dr. Samuel Pfeifer, consultor de psiquiatria e neurologia de uma clínica psiquiátrica na Suiça, observa:

O tratamento com agulhas, posteriomente denominado acupuntura (do latim acus - "agulha" e punctus - "ponto") no ocidente, retrocede aos médicos mais antigos, provavelmente xamãs espíritas. Eles realizavam rituais semelhantes a aqueles encontrados nas atuais seitas do vodu, que tentam expulsar os espíritos malignos introduzindo agulhas no corpo do doente. Estudiosos posteriores abandonaram o modelo demoníaco e integraram o uso de agulhas nas suas teorias astrológicas.2

Outra fonte indica que, entre o terceiro e o primeiro século a.C., a acupuntura foi usada em rituais de ocultismo como uma forma de sangria, que também permitia que os "espíritos maus", relacionados com a doença, saíssem.3

A acupuntura pode ter tido semelhantemente uma origem relacionada com o ocultismo na China, ou seu início pode ter sido mais secular. Pedro Chan é um pesquisador associado, acupuntura, no White Memorial Medical Center,
em Los Angeles, nos Estados Unidos, é autor de vários textos sobre a acupuntura. Ele observa que, de acordo com a tradição, há cerca de cinco mil anos os chineses observam que a dor poderia ser aliviada esfregando pedras nos seus corpos. Segundo se diz, eles observaram que quando alguns soldados eram feridos por setas, recuperaram-se de doenças crônicas. Com o tempo desenvolveu-se o princípio de que a estimulação do corpo, quer por pressão, quer por inserção de agulhas, poderia resultar no alívio de tais doenças.4

Por causa das teorias do ocultismo, todavia, que subjazem na acupuntura e de suas associações históricas com o ocultismo, alguma variação na primeira teoria provavelmente pode prover uma estimativa mais acurada de como a acupuntura se originou, até mesmo na China.

Potencial de ocultismo

Visto que a acupuntura é baseada numa filosofia do ocultismo que envolve a manipulação de energias vitais místicas; visto que a acupuntura é associada tradicionalmente com a magia, a astrologia e o ocultismo, e visto que muitos acupunturistas modernos são de fato paranormais que operam através de poderes do ocultismo, sem dúvida parte do sucesso da acupuntura é também devida a forças espirituais.

Extraído do livro Can You Trust Your Doctor? (Pode confiar no seu médico?), Brentwood, Tennessee: Wolgemuth & Hyat Publishers, 1991.

Você encontra essa matéria no livro os Fatos Sobre Saúde Holística e a Nova Medicina, Chamada Meia-Noite, Porto Alegre, RS

NOTAS FINAIS

1 Documento de posicionamento sobre a acupuntura, lançado em 1991 pelo Conselho Nacional contra a Fraude na Saúde, da Escola Universitária de Medicina de Loma Linda, na Califórnia, EUA. Na época da impressão do livro, de onde foi extraído este artigo, considerava-se a possibilidade de publicar o documento para a Pós-Graduação de Medicina.

2 Samuel Pteifer, Healing at Any Price?, Milton Keines, Inglaterra: Word Limited, 1988, p.28.

3 James C. Whorton, The First Holistic Revolution: Alternative Medicine in the Nineteenth Century" in Douglas Stalker, Clark Glymour, eds., Examining Holistic Medicine, Buffalo, NY; Prometheus Books, 1985, p.42.

4 Pedro Chan, Finger Acupressure,
New York, NY; Ballantine Books, 1978, p.11

2 comentários:

  1. Para começar o título "acupuntura é cristã?" não faz sentido pois já está carregada de preconceito. se quiser entender um pouco, para depois se manifestar, comece olhando e avaliando as coisas e fatos sem preconceito, como era Jesus.
    A energia que o mantem vivo, que forma as estrelas, o universo e a qual vc atribui ao ocultismo é a mesma, proveniente da fonte criadora que costumamos chamar de Deus, sendo essa a energia que a acupuntura utiliza para recuperar o equilíbrio no corpo humano e continua sendo essa mesma energia que vc elimina, ou melhor, desequilibra com seus hábitos internos externos e mistos.
    Caro irmão vc está sendo um grandíssimo preconceituoso!
    Jesus ficaria triste com isso!
    Deus nos deu ferramentas maravilhosas e não é porque vc não entende e não consegue provar que vc vai sujar a imagem de uma forma de terapia que já ajudou muita gente.

    Lhe desejo muita Luz para que vc possa enxergar com clareza as maravilhas da criação!

    qualquer coisa mande uma resposta para o email: raiantattoo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. SOU SERVA DO SENHOR JESUS E TRABALHO COM ACUPUNTURA E ENTREGO TODA HONRA E GLÓRIA DE MEU TRABALHO AO SENHOR JESUS!
    DO SENHOR É TODA TERRA E SUA PLENITUDE, O DIABO TENTA DESDE O INÍCIO DESVIAR A CRIAÇÃO DE DEUS.
    FAÇO UM PARALALELO COM A NEUROFISIOLOGIA E AFIRMO QUE O QUE AS AGULHAS FAZEM E UM ESTIMULO DE CERTOS NEURORECEPTORES QUE ENVIAM MSG PARA O CERÉBRO E ESTES POR SUA VEZ RESPONDEM.

    ResponderExcluir

Obrigada por dar a sua opinião!Jesus te ama!