segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Adoração em movimento

Adoração em Movimento

Versículo Tema : I Samuel 18:06 “ Quando os soldados voltavam para casa, depois que Davi matou o filisteus, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do Rei Saul com Cânticos e dançs, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de 3 cordas.”

Panorama histórico:

Davi acabara de vencer o gigante Golias e garantira a vitória de Israel.

Davi conquistara a confiança do rei,

Saul e Davi tinha a unção para reinar com autoridade, contudo, Saul deixou a inveja cegar-lhe os olhos.

Adoração (definição):

Adoração é uma honra que se presta a Deus, em virtude do que ele é e do que significa para os que O adoram. A palavra é hebraica que significa “inclinar-se” e no grego significa “proskuneo” – “prestar honra”.

Louvor - Barak (bendizer), Yadah (dar graças) , Balal (aleluia – louvai ao Senhor)

Movimento - Ato de mover ou de se mover. 2 Mudança de lugar ou de posição; deslocação. 3 Maneira como alguém move o corpo. 4 Ação, animação, variedade.

Adorador é todo aquele que reverencia , presta culto à alguém, ama extremamente.

O Senhor hoje nos convida a sairmos do lugar atual!

A Bíblia fala que a verdadeira adoração é fruto dos lábios daqueles que amam a Deus. Diz em salmos que todo ser que respira louva ao Senhor (Salmo 150:6).

O adorador é uma pessoa que venera ao Senhor com sinceridade de coração, permitindo ter a sua vida guiada pelo ser adorado. Ela começa na cruz. Adoração encontra-se vinculada com a morte. Começa com a morte de Jesus na cruz onde o Filho de Deus se esvaziou , tomou a forma de servo, renunciou até a morte para garantir as chaves da morte e do inferno para que tenhamos a vida em abundância. Para o adorador, a cruz não é o fim e sim o começo de uma nova vida onde recebe um caráter novo semelhante ao do Pai. Uma nova identidade.

Ele é reconhecido por onde passa como Filho de Deus porque tem o jeitinho do Pai. Ele sabe quem é Deus, compreende o que tem feito em sua vida, reconhece seus feitos e o venera. Por isso, segue seus passos e toma as atitudes semelhantes ao Pai. Assim, como nós sem percebemos tomamos os “trejeitos” de nossos pais.

*** Será que pareço com o meu Pai? As pessoas me reconhecem como Filhos de Deus? ****

Quem é Deus para mim ? O que mudou em minha vida? Qual a minha motivação para adora-lo?

O que tenho feito para surpreendê-lo?

Adoração é comprometimento, relacionamento, convicção, certeza da vida em abundância, é renunciar a si mesmo e deixar Deus ser o comandante da sua vida. Tudo é Dele e para Ele. Reconhecimento da graça . Sair do lugar comum e ouvir aquilo que Deus quer que faça !

Adorar com a ação!

** Até que ponto isto é verdade na minha vida? **

A adoração é nosso reconhecimento daquilo que Deus é para nós.

A resposta por amor e não pelo bem que Ele nos possa fazer. (...) Adoração cristã significa encontro com Deus. Isto é, diálogo - revelação e resposta. Deus revela a Si mesmo ao ser humano e este responde a essa revelação. Revelação que pode dar-se através da leitura da Bíblia, a pregação, os hinos, o batismo e a comunhão.

Se quisermos experimentar uma adoração legitimamente cristã, é necessário reconhecer o fundamento da Palavra de Deus, a Bíblia. Vida com Deus!

A palavra adoração é usada cerca de 59 vezes no Novo Testamento para indicar a comemoração que rende a uma pessoa ao prostrar-se a seus pés. (renúncia)

Também indica o fato de prestar homenagem ou tributo divino (Mateus 4:10, João 4:20-21, Hebreus 1:6). Sua tradução literal seria: “Beijar a mão ou o piso diante de”. Neste sentido é mais esclarecedor que o vocábulo usado no Antigo Testamento mais de 170 vezes para indicar adoração, “Shachah” e que se traduz literalmente como inclinar-se, cair diante de, prostrar-se, ajoelhar-se. (20) Beijar denota contato, aproximação, relação. Pode-se reverenciar ou homenagear à distância, mas o beijo requer aproximação, contato.

  • O Senhor quer estar sempre pertinho dos seus filhos e por isso, chama o tempo todo à atenção destes.

Adoração com movimento significa sair do lugar comum. Fogo e movimento, evangelizar a tempo e fora de tempo de forma inteligente . A dança representa bem esta situação.

Dança como forma de adoração

De uns anos para cá, um novo elemento litúrgico tem sido introduzido, com bastante aceitação, nos cultos e celebrações evangélicas - a dança. A expressão corporal, nas suas múltiplas formas e estilos, está deixando de ser instrumento usado apenas para evangelização - como naquelas tradicionais pantomimas encenadas por ministérios tipo Jocum - para ganhar força como forma de louvor e adoração congregacional. Uma forma inteligente de adorar a Deus celebrando o relacionamento com Deus. Um prolongamento da nossa vida com Deus .

Dançar não é simplesmente executar movimentos para animar uma comunidade, mas sim a manifestação da vida que existe em nós, vida transformada pelo sangue de Jesus, que nos induz aos movimentos de adoração e da verdadeira expressão. A dança dentro da igreja não é um espetáculo... Quando motivada pelo Senhor, é um ato profético que movimenta o mundo espiritual mediante oi nosso relacionamento com o Espírito Santo. Envolve a santidade, unidade e dedicação porque é a manifestação da intimidade com Deus através da arte .

Cada membro do ministério deve:

* Adorar antes de tudo e Orar

* Arrepender-se sempre, pois com esta atitude, todas as cadeias que impedem que as bênçãos de Deus sejam derramadas sobre a igreja, são quebradas.

* Não deixar que as circunstâncias impeçam ou atrapalhem a adoração.

* Estar sensível à voz do Senhor.

* Ser submisso ao seu líder.

* Perdoar de todo coração.

* Aprender a pedir desculpas.

* Fazer uma análise acerca da verdadeira motivação de dançar. Não dançar com objetivo de ser conhecido ou convidado.

· *Amargura, soberba, orgulho... Não devem fazem parte da vida da vida de alguém que deseja ardentemente dançar para Deus, perante Deus e com Deus.

· *Estar alerta aos ataques do inimigo: desunião, desobediência, rebelião, inferioridade e confusão.

· *Ser servo: servo não aponta os defeitos, não critica... Servo se curva e ora.

Deve procurar transmitir a presença de Deus nos gestos, na face, na convicção do chamado ministerial. Não dançamos para receber elogios; dançamos no desejo de sentir e ver a glória de Deus no meio da congregação.

A palavra de Deus nos mostra vários textos falando sobre a dança: ora como divertimento social, ora como regozijo público e ainda como ato de adoração.

Vejamos algumas referências: (Lucas 15:25)

A parábola do filho pródigo em Lucas 15 nos mostra no versículo 25 que havia música e dança em comemoração ao regresso do filho perdido.

Eclesiastes 3:4 fala sobre a permissão de Deus para dançar quando diz que há tempo para todas as coisas.

Jeremias 31:4 e 13 o Senhor fala que Israel será adornada com adufes e sairá com o coro dos que dançam e ainda que a virgem se alegrará na dança.

I Samuel 18:6, 21:11 e 29:5 mostra que dançar fazia parte das comemorações como algo comum na vida das pessoas. Verdadeira expressão de alegria. Leia também Juízes 11:34 3 21:21...

Miriã quando dançou tão somente expressou o que havia de mais belo em sua alma: a tremenda alegria que brotava de seu interior como um rio de água viva que transbordava, manifestando através da dança uma maravilhosa forma de dizer: “obrigada Senhor”.

“Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque sumamente se exaltou e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.” (Êxodo 15:20,21)

É HORA DE SE DANÇAR COM PROFUNDIDADE CELESTIAL:

Outra afirmação humanamente bela, porém vazia tanto de amparo bíblico quanto de senso de tempo: estamos em hora de batalha... em plena preparação para a chegada do Reino de nosso Senhor e Salvador! Esperemos em Jesus Cristo que logo... muito em breve chegará a hora de se dançar dessa forma.

Embora existam boas e louváveis exceções, uma das principais marcas da geração atual é a pouca resistência aos efeitos da pós-modernidade. Vemos, de norte a sul do país, juventudes inteiras desmotivadas e pouco comprometidas com Deus, sua Palavra e sua Igreja.

A NOSSA MOTIVAÇÃO É O SENHOR E É GERADA PELA LEITURA BÍBLICA.

A juventude atual não busca a presença de Deus, acredita que os mais velhos devem buscar por Eles. A adoração não é motivada por louvores, congressos ,superficialidade e sim é um RESULTADO.

Em Lucas 14:33 diz que precisamos levar a nossa cruz .

“ Da mesma forma , qualquer de vós que não renuncia a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo.”

Oséias 3:06 “ Conheçamos e prossigamos em conhecer aos Senhor”

Saia da zona de conforto! Mortifique a sua carne! Tire a máscara e negue a sua vontade!

Reinvente-se e viva a vida de Deus! Busque o avivamento de Cristo!

Seja reconhecido como filhos de Deus!

Será que precisamos ser perseguidos ou mesmo sofrer de uma enfermidade para adorar ao Senhor?

Romanos 08:32

* Deus escolheu vir atrás de nós?

*Ele constantemente pergunta: Onde você está? Eu quero te ouvir, meu filho?

*Quando clamamos ... Deus se movimenta: O meu filhos está me chamando! Ele nos envolve com laços de amor!

* Ele reconhece a voz de seus filhos!! Não podemos entrar na casa do Senhor e sair do mesmo jeito!

* Pare se for preciso para retornar ao Senhor! Deixe um tempo para Ele! Como seremos preenchidos pela Palavra dele se nem ao menos o conhecemos!!


O Ativismo não pode te afastar de Deus! Tudo que fizer que seja para glorificar a presença de Deus! O trabalho e os estudos não podem ser obstáculos para buscá-lo! Quem vc tem colocado em primeiro lugar? (Mateus 06:33)

Viva a vida em abundância em Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião!Jesus te ama!